- SINOPSE
“Quando você chegou, meu santo já estava”, é uma produção que resgata e dissemina histórias de religiões de matriz africana no Complexo do Alemão. Indo desde relatos de filhas que seguiram os passos de suas mães (mesmo contra a vontade), até pessoas que se desviaram da religião, mas em algum momento foram atraídas de volta.
O documentário vai fundo nas relações afetivas dos personagens com o território e a religião, como ambos se relacionam de forma intima com as memórias dos mesmos e assim dando destaque a uma cultura que com o tempo enfrequeceu na região, seja por sincretismo ou por conta da indisciplinar forma que muitos tratam estas religiões.
- FAVELADOC
O “Faveladoc” é uma iniciativa que se debruça sobre a importância da linguagem audiovisual e sua apropriação pelas Favelas como proponente de transformação e integração social a partir de suas próprias memórias. A realização do projeto neste ano ficou sob responsabilidade do Instituto Raízes em Movimento, patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio da Fundação Heirinch Boll.
Acreditamos que não só devemos criar consumidores das obras cinematográficas, mas, também, potenciais criadores de suas próprias narrativas. É por aí que caminha o projeto, até disponibilizar as ferramentas de produção e juntos produzirmos cinema. Isso contribui com os jovens moradores do Complexo do Alemão tenham um olhar particular e identitário sobre favela, em particular o lugar onde vivem.