No último sábado, 07 de maio, realizamos o primeiro encontro de construção do “PLANO DE AÇÃO POPULAR DO CPX”. Foi uma roda de conversa, no estilo do “Vamos Desenrolar” (projeto institucional), onde os temas “Saúde e Saneamento”, foram muito bem abordados pelo Engenheiro Sanitarista, Stelberto Alves e o Agente Comunitário de Saúde (ACS), Wagner Souza, morador do Complexo do Alemão. Ambos levantaram questões incrivelmente esclarecedoras e relevantes sobre as reais condições de precariedade que temos em nossos sistemas políticos de saneamento básico, principalmente no campo hídrico e de saúde pública nas favelas.
Para o professor, Stelberto, “…não se trata de um problema técnico, mas sim um problema político”. É assim que ele define os principais entraves que, principalmente, as favelas e bairros empobrecidos passam cotidianamente no acesso ao saneamento básico. E conclui: “se não houver vontade de mudança e a participação da população local nos projetos, não haverá avanço considerável…”.
Assim é também na oferta da saúde e seus equipamentos públicos que atendem o Complexo do Alemão. As clínicas da família estão sobrecarregadas de trabalho burocrático, o que impede muitas vezes que o Agente Comunitário mantenha contato com seus atendidos nas comunidades. Um outro ponto importante levantado pelo ACS, Wagner Souza, é a falta de médicos nas unidades de saúde da família, “o que gera impacto direto nos atendimentos e, consequentemente, afeta a qualidade de vida dos moradores que necessitam de atenção específica.”.
São muito desafios a serem combatidos nas estruturas políticas e sociais, entretanto é exatamente esse o gás que vai motivar nosso trabalho. A intenção é utilizar o atraso nas políticas públicas como ponto central de nossas reinvindicações até que os direitos sejam minimamente respeitados.
O PLANO DE AÇÃO POPULAR DO CPX é realizado pelo Raízes em Movimento e conta com o apoio fundamental da UNFPA, Trilhas de Cairo. Consiste em debater junto à população, organizações, grupos locais e associações de moradores uma agenda dos principais temas de políticas públicas para o nosso Bairro do Complexo do Alemão. Serão realizados encontros temáticos durante os meses de maio, junho e julho para discutirmos questões relevantes sobre: Saneamento Básico, Saúde, Educação, Cultura, Mulher e Juventudes. No mês de agosto será realizado o FÓRUM POPULAR DO CPX onde construiremos coletivamente uma agenda de políticas públicas para o Complexo do Alemão a partir dos debates e resultados dos Encontros Temáticos.
FAVELA VIVA.