O livro Praça Pr’Alemão Ter – o germinar de uma praça verde no Morro do Alemão, relata a experiência de construção de uma pequena praça em regime de mutirão no Morro do Alemão/RJ, envolvendo alunos e professores da disciplina de extensão Projetos de Urbanização Alternativa da FAU/UFRJ, a organização local Instituto Raízes em Movimento e moradores do Alemão.
Acesse o PDF: Praça Pr’Alemão Ter_livro
Com prólogo de de Luiz Carlos Toledo e artigos dos alunos da disciplina, do Instituto Raízes em Movimento e de Pablo Benetti, a publicação registra um momento potente de apropriação e transformação de um espaço sem uso resultante de demolições das obras do PAC ao longo da Av. Central no Morro do Alemão. Esse registro vai dar materialidade a essa memória e permitir a sua replicação enquanto estratégia de mobilização e intervenção política em outras áreas.
O conteúdo do livro questiona uma série de práticas tradicionais de intervenções na urbanização de favelas na cidade do Rio de Janeiro, mostrando que é possível pensar universitários, moradoras/es e organizações sociais de favela como atores que podem propor e executar projetos de intervenção urbanística nos seus locais de moradia, de modo não subordinado ao discurso e prática governamental.